E-mail trabalhista que solicita download de arquivos pode ser fraude, alerta governo; saiba como checar

Você já recebeu alguma mensagem relacionada a supostos processos trabalhistas, com documentos anexados, no seu e-mail? Se sim ou não, a orientação é a mesma: não faça downloads de arquivos, não abra links e nem compartilhe informações pessoais.

⚠️ É que “comunicados” como esses podem ser tentativas de fraude, enviadas por grupos criminosos para atrair novas vítimas.

Inclusive, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) tem alertado que não envia mensagens por e-mail diretamente a empregadores ou trabalhadores.

Toda comunicação oficial relacionada a processos trabalhistas, benefícios ou outros assuntos relevantes é feita exclusivamente por meio dos canais oficiais do governo, como o Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET).

Esse sistema, administrado pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), foi criado para facilitar a comunicação eletrônica entre a Inspeção do Trabalho e os empregadores.

O sistema permite, por exemplo, realizar atos administrativos, procedimentos fiscais, intimações, notificações, decisões proferidas administrativamente e avisos em geral.

A SIT está promovendo uma campanha de divulgação do DET. No entanto, as mensagens são enviadas apenas através do sistema para todos os empregadores, inclusive domésticos, que utilizam o FGTS Digital, o próprio DET, ou transmitiram eventos pelo eSocial.

🔍 Mas o que fazer ao receber um e-mail suspeito?

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato diretamente com o Ministério do Trabalho pelo telefone 158, pelo Fala.BR no site falabr.cgu.gov.br/web/home, ou consultar o site oficial para verificar a autenticidade da comunicação.

Fonte: G1

Accessibility