Sindicalismo en la Américas – ESTRUCTURA SINDICAL, LIBERTAD Y NEGOCIACIÓN

Na IABA, Inter American Bar Association, a Dra Maria Lúcia Benhame, como vice presidente do Comitê de Direito do Trabalho está organizando o seminário abaixo, em conjunto com a Dra Mabel Antenaza, vice-presidente do comitê de direitos humanos.

Numa era de globalização, em que as empresas operam em diferentes países e são responsáveis pelo cumprimento da legislação local, nomeadamente na área das relações laborais, que tem impacto nos direitos humanos, o conhecimento destas relações não pode ser descurado.
E nas relações laborais, as relações colectivas são muito importantes, de tal forma que hoje em dia até estão incluídas nos acordos comerciais.


Mas, sobretudo nestas relações, não basta ler a lei.
Então, como garantir a correta aplicação das relações colectivas de trabalho, preservar os direitos humanos dos trabalhadores e proporcionar segurança jurídica nas operações comerciais globalizadas?


Pensando nessa situação e em como contribuir para uma atitude responsável por parte das empresas, que é de sua responsabilidade segundo os próprios Princípios Orientadores da ONU, a FIA – Federação Interamericana de Advogados, através de suas Comissões de Direitos Humanos e de Direito do Trabalho, organizou um seminário sobre o tema, no qual participaram diferentes países das Américas.


Vamos falar sobre as relações sindicais nessas diferentes realidades.

Mais pormenores e oradores confirmados serão anunciados em breve

Accessibility