O cenário desta Páscoa combina preços mais altos do chocolate e menos funcionários temporários em fábricas e pontos de venda. Mas os fabricantes projetam faturamento maior, tendo a internet como canal importante de negócios.
A indústria abriu 7,9 mil postos de trabalho temporários para a Páscoa deste ano, incluindo contratações diretas e indiretas em fábricas e pontos de venda. O número representa queda de 7% em relação aos 8,5 mil postos de 2022. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), Ubiracy Fonseca, diz que o número menor não representa uma expectativa de queda na produção e nas vendas, embora a entidade não forneça projeção de faturamento.
De acordo com a Abicab, as empresas notaram que desde 2021 mais consumidores passaram a comprar pela internet, reduzindo a demanda por funcionários nos pontos de venda. “Isso reflete um comportamento do mercado, os aplicativos de vendas on-line foram muito utilizados pelas indústrias. A grande maioria das vendas ainda é presencial, mas o consumidor mais jovem entra no site das marcas, compara os preços e faz suas compras”, diz Fonseca.
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Páscoa abre menos vagas de trabalho neste ano
