Comunicar-se bem ganhou novos contornos após a pandemia, a implementação do trabalho remoto e, posteriormente, do modelo híbrido. Isso porque, a distância, ou vemos nosso interlocutor de forma limitada por uma tela ou não o vemos, e esse ambiente pode mudar de forma significativa a compreensão da mensagem que se quer passar. “É preciso falar com mais clareza quando não se vê a pessoa porque não estamos vendo o outro articular”, afirma Desirée Cassado, psicoterapeuta e professora da The School of Life (TSL). “[A distância] a gente tem poucos dados sobre a outra pessoa [durante uma conversa].”
Não à toa, os cursos de comunicação estão sendo muito procurados por profissionais das mais diversas áreas e hierarquias. Cassado comenta que, na The School of Life, as aulas de comunicação estão entre as que mais fazem sucesso.
Um levantamento da plataforma de ensino a distância Udemy, que tem 13.400 clientes corporativos no mundo, inclusive no Brasil, mostrou que cursos ligados a habilidades de comunicação para o trabalho foram os mais consumidos no período analisado, entre julho de 2021 e julho de 2022. Esse tipo de competência ficou à frente de outras tradicionalmente relevantes para profissionais, como gestão de projetos (2º), liderança (3º) e as metodologias agile (4º) e scrum (5º).
“A comunicação é o que cola e mantém as equipes unidas, permitindo que as organizações funcionem”, pontua o relatório da Udemy. “Sem isso, não tem liderança. Os objetivos não são claros, decisões não são explicadas e, muitas vezes, os clientes não ficam satisfeitos. Atualmente, no cenário híbrido em rápida evolução, não há espaço para erros devido a mal-entendidos.”
Matéria completa: Valor Econômico